ITABUNA

Itabuna é ma cidade brasileira situada no sul do estado da Bahia. Possui uma área total de 443,198 km². Seu nome é derivado dos termos em tupi ita (pedra), aba (Imediações, arredores) e una (preta), assim, significa “lugar de pedra(s) preta(s)”.
Itabuna é a terra natal do escritor Jorge Amado que a relata em algumas de suas obras, como Gabriela, Cravo e Canela e Terras do Sem Fim.

A cidade de Itabuna em conjunto com o município vizinho Ilhéus formam uma aglomeração urbana classificada pelo IBGE como uma capital regional B, exercendo influência em mais de 40 municípios, num total de pouco mais de um milhão de habitantes.

Segundo levantamento realizado pelo Penud, instituição ligada a ONU, o município de Itabuna apresenta o terceiro melhor IDH – Índice de Desenvolvimento Humano do Estado da Bahia.

Educação

Itabuna se destaca na educação, pricipalmente como pólo universitário regional, possuindo alguns dos melhores centros educacionais da Bahia. A cidade dispõe de várias escolas públicas, com destaque para o CPM (Colégio da Polícia Militar Antônio Carlos Magalhães),Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, e particulares como os colégios Sistema Moderno de Educação, Galileu, Ação Fraternal de Itabuna (AFI) e Divina Sartre COC (ex-Divina Providência), além de 2 faculdades, FTC (Faculdade de Tecnologia e Ciências) e Unime (União Metropolitana de Educação e Cultura – ex-FacSul, um Centro Estadual de Educação Profissional em Biotecnologia e Saúde-CEEP (Antigo Colégio Polivalente)e também a UESC (Universidade estadual de Santa Cruz ), que apesar de estar em território Ilheense, está mais próxima do centro de Itabuna. A UESC surgiu da união de faculdades das duas cidades na década de 1970, que juntas oferecem mais de 50 cursos de nível superior em graduação e mais alguns em pós graduação.

Cultura

Itabuna se destaca na vasta cultura que existe na cidade, com grupos de teatro, grupos de capoeira, dança, bandas musicais e outras atividades do gênero. Umas das maiores manifestações populares chamada carnaval, é uma das atividades mais importante que a cidade possui. O primeiro carnaval antecipado do Brasil foi inventado nesta cidade, onde se reúnem várias bandas da capital, do interior do estado e da própria cidade. Bandas como Vera Cruz, Lordão, Cacau com Leite fazem a alegria do povo.

FONTE: encontraitabuna.com.br/itabuna/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *