TRABALHOS CIENTÍFICOS

Regulamento dos Trabalhos de Livre Inscrição

 Período de Inscrição dos Trabalhos

As inscrições serão feitas por meio do site do congresso, no item SUBMETER TRABALHO.

Início das inscrições: 10/12/2019  –  Término das inscrições: 20/03/2020

Divulgação dos aprovados: 23/03/2020

 

Trabalhos de Livre Inscrição 

Os trabalhos de livre inscrição no congresso permitem aos profissionais de todas as especialidades odontológicas ou áreas de relação direta, docentes ou não, a oportunidade de apresentarem sua contribuição pessoal sobre temas relacionados à Odontologia.

Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias:

  • Apresentação Oral – Contará com auxílio de equipamento multimídia, sendo 10 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.
  • Apresentação com Painel – Contará com auxílio de Banner impresso em lona, sendo 8 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.

Todas as apresentações serão abertas ao público do evento.

Normas Gerais 

  1. Não serão aceitos trabalhos enviados via fax, e-mail, correio ou qualquer outro meio que não seja a inscrição on-line pelo site do congresso.
  2. O apresentador do trabalho deverá confirmar sua adesão ao congresso antes da inscrição do trabalho.
  3. Os certificados dos trabalhos apresentados serão enviados por e-mail em sete (7) dias posteriores a data de apresentação.
  4. Seleção:Os trabalhos serão previamente selecionados pela Comissão de Trabalhos Científicos. No caso de o trabalho não ser selecionado, não haverá devolução da taxa de inscrição.
  5. A organização do evento NÃO emitirá pareceres e justificativas para a não seleção de trabalhos inscritos.
  6. Os resultados não serão passíveis de discussão e/ou reconsideração.
  7. Os trabalhos e as apresentações deverão ser feitos em Português.
  8. O trabalho que for inscrito fora das normas gerais e/ou específicas da categoria não será avaliado para seleção pela Comissão de Trabalhos Científicos.
  9. Deverá ser anexado dois arquivos: trabalho identificado e trabalho não identificado.
  • Trabalho identificado: Arquivo do trabalho, constando seu nome, nome de outros autores, orientadores e afins.
  • Trabalho não identificado: Não deverá conter o seu nome, ou de outros autores, ou de orientadores e afins, (caso contenha, será automaticamente desclassificado). Esse arquivo será enviado para os avaliadores e a não identificação é para que haja imparcialidade no processo de avaliação.
  1. Os trabalhos aprovados serão divulgados em 23/03/2020.
  2. Comitê de Ética em Pesquisa: experimentos realizados em humanos ou que envolvam tecidos e/ou animais de laboratório devem ser acompanhados da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. O/a(s) autor(es)/autora(s) deverá fazer constar no corpo do Resumo o número do Protocolo de Submissão ou Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Na categoria de Descrição de Casos Clínicos, deverá constar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos envolvidos.
  3. Autor e coautores: Será considerado autor principal do trabalho aquele que está submetendo o trabalho e consequentemente será o apresentador. Os autores e coautores que estiverem discriminados na inscrição receberão certificado único que será encaminhado para o e-mail fornecido.
  4. O trabalho poderá ser alterado até a data final de inscrição.
  5. O apresentador deverá apresentar-se no local definido 10 minutos antes do horário programado e divulgado.
  6. Os 3 melhores trabalhos de cada categoria (painel e apresentação oral) receberão certificado de Menção Honrosa, conferida pela Comissão de trabalhos científicos.

 

Instruções para Inscrição de Trabalhos no site

  1. O apresentador deverá ter feito adesão ao evento.
  2. Selecionar a modalidade: Apresentação Oral ou Painel.
  3. Selecionar a área (ex.: Periodontia, Dentística, Endodontia).
  4. Adicionar o título do trabalho.
  5. Os resumos deverão estar formatados segundo as seguintes orientações:
  • O resumo deverá estar em formato PDF nomeado com o título do trabalho.
  • Conter uma extensão mínima de 300 palavras e máxima de 500 (apenas o corpo, sem considerar o título e as palavras-chave). Os itens TÍTULO, OBJETIVO, METOLOGIA, RESULTADOS e CONCLUSÃO são importantes para o bom entendimento do texto científico e não deverão estar explicitados no resumo sob a forma de tópicos, e sim em texto corrido, sem tabulações nem divisões em parágrafos.
  • Margens superior, inferior e laterais de 3,0 cm.
  • Título: centralizado e em letras maiúsculas.
  • Fonte Arial, Tamanho 12, Espaçamento de 1,5, Alinhamento Justificado.
  • Não serão permitidas figuras, tabelas ou gráficos no corpo do texto.
  • Número do parecer de aprovação do comitê de ética, quando aplicável.
  • Coautores: no máximo 04 (incluído o orientador), com os nomes completos. Um professor deverá ser o orientador do trabalho; caso contrário, o trabalho será automaticamente rejeitado.

Apresentação Oral – Normas Específicas 

– Apresentação sob a forma de slide, tendo o formato: Apresentação do Microsoft PowerPoint (.pptx).

– No dia da apresentação, por favor, levar pen-drive com o trabalho, para o caso de intercorrência. ATENÇÃO: O trabalho deve ser enviado para o e-mail da comissão (trab.cientifico.cosba@gmail.com) até o dia 20/03/2020. A utilização do pen-drive só será aceita caso haja alguma intercorrência nos equipamentos durante o evento.

– Comitê de Ética: Experimentos clínicos realizados em humanos ou que envolvam tecidos e/ou em animais de laboratório e descrição de casos clínicos devem ser acompanhados da aprovação do Comitê de Ética. O autor deverá apresentar uma cópia do documento para a Comissão Avaliadora, no dia da apresentação. A não apresentação do documento implicará no cancelamento da apresentação do trabalho e na perda do direito ao certificado.

– O apresentador deverá estar à disposição dos congressistas e/ou da Comissão Julgadora em dia e horário pré-determinados pela Comissão de Trabalhos Científicos.

– Não será permitida a troca do apresentador(a) em hipótese alguma.

– TEMPO: 10 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.

Deverá seguir o modelo abaixo com o logotipo do congresso.

Painel – Normas Específicas

– O título deve ser o mesmo utilizado na inscrição do trabalho.

– Apresentação sob a forma de Banner impresso em lona, com 120cm (altura) por 90cm (largura).

– Comitê de Ética: Experimentos clínicos realizados em humanos ou que envolvam tecidos e/ou em animais de laboratório e descrição de casos clínicos devem ser acompanhados da aprovação do Comitê de Ética. O autor deverá apresentar uma cópia do documento para a Comissão Avaliadora, no dia da apresentação. A não apresentação do documento implicará no cancelamento da apresentação do trabalho e na perda do direito ao certificado.

– O apresentador deverá estar à disposição dos congressistas e/ou da Comissão Julgadora em dia e horário pré-determinados pela Comissão de Trabalhos Científicos.

– TEMPO: 8 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.

Deverá seguir o modelo abaixo com o logotipo do congresso.