TRABALHOS CIENTÍFICOS

INSCRIÇÕES ABERTAS

Regulamento dos Trabalhos de Livre Inscrição

 Período de Inscrição dos Trabalhos

As inscrições serão feitas por meio do site do congresso, no item (SUBMETER TRABALHO).

Inscrições  Abertas
Fim das Submissões: 01/03/2021
Lista de Aprovados:  07/03/2021
 

Trabalhos de Livre Inscrição 

Os trabalhos de livre inscrição no congresso permitem aos profissionais de todas as especialidades odontológicas ou áreas de relação direta, docentes ou não, a oportunidade de apresentarem sua contribuição pessoal sobre temas relacionados à Odontologia.

Os trabalhos serão divididos nas seguintes categorias:

  • Apresentação Oral – Contará com auxílio de equipamento multimídia, sendo 10 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.
  • Apresentação com Painel – Contará com auxílio de Banner impresso em lona, sendo 8 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.

Todas as apresentações serão abertas ao público do evento.

Normas Gerais 

  1. Não serão aceitos trabalhos enviados via fax, e-mail, correio ou qualquer outro meio que não seja a inscrição on-line pelo site do congresso.
  2. O apresentador do trabalho deverá confirmar sua adesão ao congresso antes da inscrição do trabalho.
  3. Os certificados dos trabalhos apresentados serão enviados por e-mail em sete (7) dias posteriores a data de apresentação.
  4. Seleção:Os trabalhos serão previamente selecionados pela Comissão de Trabalhos Científicos. No caso de o trabalho não ser selecionado, não haverá devolução da taxa de inscrição.
  5. A organização do evento NÃO emitirá pareceres e justificativas para a não seleção de trabalhos inscritos.
  6. Os resultados não serão passíveis de discussão e/ou reconsideração.
  7. Os trabalhos e as apresentações deverão ser feitos em Português.
  8. O trabalho que for inscrito fora das normas gerais e/ou específicas da categoria não será avaliado para seleção pela Comissão de Trabalhos Científicos.
  9. Deverá ser anexado dois arquivos: trabalho identificado e trabalho não identificado.
  • Trabalho identificado: Arquivo do trabalho, constando seu nome, nome de outros autores, orientadores e afins.
  • Trabalho não identificado: Não deverá conter o seu nome, ou de outros autores, ou de orientadores e afins, (caso contenha, será automaticamente desclassificado). Esse arquivo será enviado para os avaliadores e a não identificação é para que haja imparcialidade no processo de avaliação.
  1. Os trabalhos aprovados serão divulgados em 23/03/2021.
  2. Comitê de Ética em Pesquisa: experimentos realizados em humanos ou que envolvam tecidos e/ou animais de laboratório devem ser acompanhados da aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. O/a(s) autor(es)/autora(s) deverá fazer constar no corpo do Resumo o número do Protocolo de Submissão ou Aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Na categoria de Descrição de Casos Clínicos, deverá constar o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido dos envolvidos.
  3. Autor e coautores: Será considerado autor principal do trabalho aquele que está submetendo o trabalho e consequentemente será o apresentador. Os autores e coautores que estiverem discriminados na inscrição receberão certificado único que será encaminhado para o e-mail fornecido.
  4. O trabalho poderá ser alterado até a data final de inscrição.
  5. O apresentador deverá apresentar-se no local definido 10 minutos antes do horário programado e divulgado.
  6. Os 3 melhores trabalhos de cada categoria (painel e apresentação oral) receberão certificado de Menção Honrosa, conferida pela Comissão de trabalhos científicos.

 

Instruções para Inscrição de Trabalhos no site

  1. O apresentador deverá ter feito adesão ao evento.
  2. Selecionar a modalidade: Apresentação Oral ou Painel.
  3. Selecionar a área (ex.: Periodontia, Dentística, Endodontia).
  4. Adicionar o título do trabalho.
  5. Os resumos deverão estar formatados segundo as seguintes orientações:
  • O resumo deverá estar em formato PDF nomeado com o título do trabalho.
  • Conter uma extensão mínima de 300 palavras e máxima de 500 (apenas o corpo, sem considerar o título e as palavras-chave). Os itens TÍTULO, OBJETIVO, METOLOGIA, RESULTADOS e CONCLUSÃO são importantes para o bom entendimento do texto científico e não deverão estar explicitados no resumo sob a forma de tópicos, e sim em texto corrido, sem tabulações nem divisões em parágrafos.
  • Margens superior, inferior e laterais de 3,0 cm.
  • Título: centralizado e em letras maiúsculas.
  • Fonte Arial, Tamanho 12, Espaçamento de 1,5, Alinhamento Justificado.
  • Não serão permitidas figuras, tabelas ou gráficos no corpo do texto.
  • Número do parecer de aprovação do comitê de ética, quando aplicável.
  • Coautores: no máximo 04 (incluído o orientador), com os nomes completos. Um professor deverá ser o orientador do trabalho; caso contrário, o trabalho será automaticamente rejeitado.

Apresentação Oral – Normas Específicas 

– Apresentação sob a forma de slide, tendo o formato: Apresentação do Microsoft PowerPoint (.pptx).

– No dia da apresentação, por favor, levar pen-drive com o trabalho, para o caso de intercorrência. ATENÇÃO: O trabalho deve ser enviado para o e-mail da comissão (trab.cientifico.cosba@gmail.com) até o dia 20/03/2021. A utilização do pen-drive só será aceita caso haja alguma intercorrência nos equipamentos durante o evento.

– Comitê de Ética: Experimentos clínicos realizados em humanos ou que envolvam tecidos e/ou em animais de laboratório e descrição de casos clínicos devem ser acompanhados da aprovação do Comitê de Ética. O autor deverá apresentar uma cópia do documento para a Comissão Avaliadora, no dia da apresentação. A não apresentação do documento implicará no cancelamento da apresentação do trabalho e na perda do direito ao certificado.

– O apresentador deverá estar à disposição dos congressistas e/ou da Comissão Julgadora em dia e horário pré-determinados pela Comissão de Trabalhos Científicos.

– Não será permitida a troca do apresentador(a) em hipótese alguma.

– TEMPO: 10 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.

Deverá seguir o modelo abaixo com o logotipo do congresso.

Painel – Normas Específicas

– O título deve ser o mesmo utilizado na inscrição do trabalho.

– Apresentação sob a forma de Banner impresso em lona, com 120cm (altura) por 90cm (largura).

– Comitê de Ética: Experimentos clínicos realizados em humanos ou que envolvam tecidos e/ou em animais de laboratório e descrição de casos clínicos devem ser acompanhados da aprovação do Comitê de Ética. O autor deverá apresentar uma cópia do documento para a Comissão Avaliadora, no dia da apresentação. A não apresentação do documento implicará no cancelamento da apresentação do trabalho e na perda do direito ao certificado.

– O apresentador deverá estar à disposição dos congressistas e/ou da Comissão Julgadora em dia e horário pré-determinados pela Comissão de Trabalhos Científicos.

– TEMPO: 8 minutos de apresentação + 2 minutos para perguntas e respostas.

Deverá seguir o modelo abaixo com o logotipo do congresso.